Jovens de diversas partes do país se encontram em Ibiraçu para estudar audiovisual

Jovens entre 16 e 26 anos vindos de instituições sociais de várias partes do país subiram o Morro da Vargem, em Ibiraçu, para viver uma experiência de cinema. Selecionados pelo Concurso de Roteiros das Oficinas Galpão, os  15 participantes estão estudando todas as etapas de preparação de um filme para transformar o roteiro criado em uma produção audiovisual.

Por meio de um método intensivo de aprendizado, as aulas começaram na última sexta-feira (23/07) e prosseguirão até domingo (01/08) em meio à natureza exuberante, no Mosteiro Zen Budista, em uma espécie de imersão nos conhecimentos audiovisuais com a orientação de profissionais renomados do cinema nacional.

As aulas são realizadas das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. No período da noite, os alunos participam de atividades de integração e de troca de experiências. Neste mosaico de vivências, surgem temas como a diversidade sexual, a promoção da igualdade racial, a valorização da arte e da cultura como canais de expressão da juventude, dentre outros assuntos.

O projeto é uma realização do Instituto Galpão e conta com patrocínio do Instituto Votorantim e da Fibria. A iniciativa tem por objetivos aprimorar a formação e a inclusão audiovisuais de jovens e proporcionar a troca de experiências vivenciadas pelas instituições sociais.

Os jovens são provenientes dos estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Alagoas e Paraná.  A programação inclui aulas de Pesquisa/Roteiro para Ficção e Documentário, Fotografia, Direção de Arte, Som, Edição, Produção, além de Comunicação Colaborativa.

Os conteúdos foram preparados pelos professores sob o ponto de vista do diretor de modo a achar soluções para situações apresentadas no roteiro. Ao final da oficina, os jovens diretores voltarão para suas cidades de origem com os principais elementos para a gravação e edição do filme. Todas as etapas do projeto, desde a formação até a realização da obra audiovisual, são custeadas pelo projeto.