Instituição:

O Centro de Estudos Raízes do Recôncavo, conhecido popularmente como Raízes, é uma organização não-governamental criada em 2003 no município baiano de Cachoeira. O objetivo principal é despertar nos jovens, através das diversas mídias digitais, o interesse para o conhecimento e valorização do rico patrimônio material e imaterial de suas cidades, localizadas no Recôncavo baiano. Sabemos a importância da interação do indivíduo com o objeto o que pode levar à valorização e preservação, e que o mesmo acontece com o patrimônio histórico cultural de um povo.
Vale ressaltar que a cidade histórica de Cachoeira abriga um grande e valioso conjunto arquitetônico barroco e é também rica em manifestações culturais e de uma religiosidade ímpar.
O Centro de Estudos Raízes do Recôncavo vem buscado firmar parcerias que possam ajudar no desenvolvimento de atividades como:
– Oficinas de cabeçorras (figura simbólica da Festa de N.Sra. D’Ajuda, uma das mais tradicionais do Recôncavo Baiano) onde é oportunizado aos jovens conhecer e reconhecer a sua história, o significado e a confecção das cabeçorras
– Oficinas de roteiro, captura e edição de vídeos – com o objetivo de serem produzidos vídeos documentários para serem usados como material didático nas aulas de educação patrimonial nas escolas dos municípios e exibidos em cineclubes e entidades culturais afins
– Programa de rádio Será que você sabe? Onde, além de capacitar jovens alunos da rede pública, divulga a história e a cultura local e regional
– Repórteres Mirins – oportunizar jovens capacitados nas oficinas audiovisuais a realizarem o registro dos momentos cívicos, religiosos e populares da sua comunidade.
– Campanha de preservação do Arquivo Municipal de Cachoeira
– Solicitação ao IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultual do Estado da Bahia) do Registro da Festa de Nossa Senhora D’Ajuda como patrimônio imaterial – Encaminhada/protocolada em Novembro 2009
– Parceria com o Sodalício da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira, irmandade com 320 anos de existência, detentora de um valiosíssimo patrimônio de obras sacras, de um monumental conjunto arquitetônico religioso e de tradicionais atos religiosos.

Representante nas Oficinas Galpão

Islan de Jesus dos Santos

terça-feira, novembro 16th, 2010

Não disponível ainda. . That’s how unnecessary return trips are avoided exquisite review to read and phases of falling asleep and.