Instituição:

O Fórum Nacional de Juventude Negra é um desdobramento do Encontro Nacional de Juventude Negra – ENJUNE, se constitui em um espaço composto por jovens negros (as), estruturada de forma plural, suprapartidária, afrocentrada e sem vínculos religiosos. A iniciativa visa manter uma articulação permanente entre os (as) jovens negros e negras nacional e regionalmente, garantindo a autonomia das articulações municipais e com iniciativas territoriais.
O Fórum Nacional de Juventude Negra consiste em um espaço de diálogo e aglutinação de grupos, movimentos, organizações, articulações de juventude negra, e demais jovens negros (as) interessados na organização e articulação estadual e nacional com perspectivas de ação e intervenção social.
O Fórum vem assumindo um papel ativo e propositivo erguendo a bandeira dos consensos da juventude negra organizada tais como o combate ao extermínio da juventude negra, ao racismo institucional, ao machismo, a homofobia e a defesa da implementação, em caráter de urgência, de reparações e ações afirmativas para o povo negro brasileiro, sobretudo na região nordeste.
A presente proposta visa fortalecer a atuação de organizações juvenis negras na região nordeste do país, especialmente organizações de mulheres negras, homossexuais negros e jovens adeptos de religiões de matriz africana, fomenta a inclusão de jovens das periferias e comunidades socialmente excluídas dos processos de participação social, procurando assim consolidar este espaço como rede de informação e referências, na identificação dos desafios dos grupos (as) negros (as) juvenis e na construção das políticas públicas.

Representante nas Oficinas Galpão

Ítalo Rosário de Freitas

terça-feira, novembro 16th, 2010

Ítalo é tecnólogo formado em Vídeo, Fotografia e Design. Participou da iniciação científica oferecida pela Casa Brasil, onde atualmente trabalha como professor para novas turmas. Ele dá aula também em outras […]