Selecionados

Alex Reblim Braun (33 anos)

Instituição:

Estudante de Teologia e de História, o jovem mora numa pequena vila, conhecida como Serra Pelada, pertencente ao município de Afonso Cláudio, no Espírito Santo. A vila está localizada a 16 km da sede municipal.
Alex é um jovem dinâmico e mobilizador em sua comunidade. Autodidata na área do teatro, ele desenvolve um trabalho de formação voltado para o Teatro do Oprimido dentro da Associação Diacônica Luterana (ADL), ligada à Igreja de Confissão Luterana do Brasil (IECLB). O jovem faz parte do Núcleo de Praticantes do Teatro do Oprimido, desenvolvido na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é agente cultural do Portal Yah, ligado à Rede Cultura Jovem, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
Em meio a essa efervescência cultural, o jovem participou, no ano de 2009, da Mostra Capixaba de Cinema Rural, em Afonso Cláudio, quando teve a oportunidade de integrar as oficinas e de montar, com outros jovens do município, o documentário “Arrependido” sobre a preservação dos recursos hídricos da região. Em sintonia com as novas tecnologias, Alex mantém junto com os alunos um registro das experiências culturais, entre outras ações da ADL, no blog e no Youtube. O site da entidade é o www.adl.org.br.
A participação nas Oficinas Galpão só aumentou o desejo de investir sua caminhada de vida na direção do desenvolvimento do cinema rural. Tanto que pretende encaminhar seus projetos cada vez mais para o segmento cultural. Na sua avaliação, o Espírito Santo tem se projetado cada vez mais no fomento destas ações.

.

Together, I have used http://www.writemypaper4me.org roughly 50000 real hours over 90 per cent in home country, over 50 per!
História

O Refúgio ( )

O abrigo vai além da nossa concepção de proteção, ele não transmite o conforto e a proteção sonhada, ele mostra a realidade de um tempo e uma nação.
Entre as décadas de 30 e 40, quando o mundo sofreu com as grandes guerras na Europa, descendentes alemães e pomeranos aqui no Brasil sofriam na pele a repressão. Em Afonso Cláudio (ES), famílias inteiras buscavam abrigo quando os policiais vinham em ronda. Um pastor da igreja luterana chegou a ficar vários dias escondido dentro de um buraco para não ser encontrado.

Depoimento

"O projeto trouxe um crescimento muito favorável. A experiência tem se multiplicado na minha comunidade. A partir do incentivo das Oficinas Galpão, organizamos um cineclube. A primeira exibição, ocorrida em agosto, juntou 160 pessoas, misturando crianças, jovens e adultos. Além do envolvimento da comunidade nas exibições, os moradores, em especial, os jovens, têm demonstrado interesse em realizar projetos semelhantes de formação através dos quais eles possam registrar pequenas histórias. Com isso, a multiplicação está acontecendo, e outros roteiros surgirão."